sexta-feira, 23 de maio de 2014

Convite - Semana da Mata Atlântica - São Paulo



A Mata Atlântica cobria anteriormente 15% do território brasileiro. Com a chegada dos primeiros colonizadores, cuja ocupação deu-se principalmente a partir da faixa litorânea, os desmatamentos e a pressão contínua reduziram-na apenas a 7,8% da sua área original.
Mesmo reduzida e muito fragmentada, a floresta atlântica ainda possui rica diversidade biológica abrigando mais de 20 mil espécies de plantas, das quais 8 mil são endêmicas, além de abrigar aproximadamente 1,6 milhões de espécies de animais.
Aproximadamente 120 milhões de pessoas vivem na área de domínio da mata atlântica e dependem da preservação dos remanescentes existentes uma vez que estes mantêm as nascentes e fontes; regulam o fluxo dos mananciais que abastecem as cidades; atuam na regulação do clima, da temperatura, das chuvas e da umidade; fertilizam o solo e ainda servem de proteção a escarpas e encostas de morros.
A exploração irracional e a destruição da mata atlântica tem gradativamente reduzido nossa biodiversidade e trazido consequências deletérias ao meio ambiente e à qualidade de vida dos indivíduos, motivo pelo qual muitas entidades ambientalistas tem demonstrado preocupação em conservar e preservar tão importante bioma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário